
Assessoria acadêmica jurídica
-
Reviso teses, dissertações, artigos científicos, trabalhos de conclusão (pós-graduação lato sensu, MBA e graduação), projetos de pesquisa e originais para publicação com foco na metodologia jurídica, na norma culta da língua portuguesa e na aplicação das normas da ABNT
-
Realizo todas as etapas de finalização do texto (ficha catalográfica, fechamento em PDF, sugestão de gráficas especializadas para impressão/encadernação e envio para gráfica).
-
Assessoro na elaboração de projetos acadêmicos voltados para processos seletivos em programas de mestrado e doutorado.
-
Dou aulas particulares de metodologia/pesquisa jurídica e ofereço consultoria preparando candidatos para a entrevista com a banca examinadora
-
Recomendo tradutores especializados em inglês técnico jurídico, espanhol e italiano (abstracts, citações, obras estrangeiras na íntegra, traduções juramentadas e demais textos/documentos jurídicos).
Indicação de leituras
Pesquisar na área jurídica exige um conhecimento técnico bastante peculiar. Não só no que diz respeito às especificidades formais de um trabalho acadêmico e científico, mas, especialmente quanto à linguagem utilizada no Direito e às possibilidades infinitas de se explorar temas clássicos e contemporâneos sob diversos aspectos.
A investigação jurídica é um campo vastíssimo a ser explorado.
Em qualquer área do conhecimento – e não seria diferente no Direito – pesquisar exige conhecimento aprofundado na área escolhida, revisão da literatura básica, análise criteriosa das informações coletadas, rigor metodológico, perfeição na forma, redação e apresentação do texto.
Para auxiliar pesquisadores iniciantes (graduação) e mais avançados (especialização, mestrado e doutorado), sugiro a leitura de alguns autores que abordam a metodologia de pesquisa sob vários aspectos, com enfoque especial àqueles que se dedicam à metodologia jurídica.
As obras indicadas, longe de compor uma lista completa e exaustiva, servem como ponto de apoio. As indicações serão continuamente atualizadas na medida em que o mercado editorial oferecer novidades e lançamentos que contribuam com os estudos nessa área. Em breve, a ideia é aprimorar a lista incluindo obras voltadas à propriedade intelectual, como por exemplo, a conduta de plágio e os cuidados exigidos para evitá-lo, conhecimento obrigatório a qualquer pesquisador.